Existem várias formas de aprender Python. Uma, mais tradicional, é aprender o básico da linguagem primeiro para depois aprender a usar o conhecimento adquirido em aplicações. Embora essa seja uma maneira válida de aprendizagem, ela é demorada e muitas vezes requer a aquisição de muitos conceitos que não são usados posteriormente.
Nós achamos que, para várias pessoas, a estratégia de aprendizagem pode ser diferente. Por isso, a partir dessa semana, vamos iniciar uma série de posts com tutoriais de Python voltados para iniciantes. Provavelmente faremos um tutorial por semana.
Para esses tutoriais, nosso foco será ensinar conceitos de Python necessários para desenvolver aplicações de inteligência artificial, machine learning e redes neurais. Esses tutoriais não têm nenhuma intenção de ensinar tudo sobre Python. O objetivo é ensinar conceitos direcionados de uma maneira rápida e direta.
A estrutura dos tutoriais - aprenda Python para inteligência artificial
Por enquanto, nosso objetivo é criar uma pequena aplicação em cada tutorial. Cada aplicação será um algoritmo com uma finalidade bem clara. Essa finalidade será selecionada a partir de dois critérios:
- Usar conceitos de Python fundamentais para quem quer aprender a implementar algoritmos de inteligência artificial posteriormente.
- Ter alguma utilidade no nosso dia-a-dia.
Dicas antes de começarmos
No Python, dois erros são comuns para quem é iniciante e podem ser muito frustrantes:
- erros de digitação
- erros de indentação (espaços)
Portanto, em qualquer tutorial de Python, respeite espaços, parenteses, dois pontos, etc.
Como lidar com erros quando você não sabe o que eles são?
No início, uma das maiores dificuldades em aprender uma linguagem de programação é a frustração com erros nos códigos. Erros ocorrem sempre, mas, no começo da aprendizagem, o pior problema é não saber como resolvê-los.
Se você empacar num erro, existem várias opções:
Pergunte: não tenha vergonha de perguntar na sessão de comentários, geralmente tem alguém disposto a ajudar.
Use fóruns de dúvidas: cole sua mensagem de erro no Google e veja se aparecem resposta em fóruns como Stack OverFlow. Mesmo se as respostas forem em inglês, use um tradutor e teste as soluções sugeridas. Elas costumam funcionar.
ChatGPT: Outra possibilidade é buscar ajuda no ChatGPT.
Compare seu código com o dos outros: se você tentou implementar um código de um tutorial e teve problemas, tente ter acesso ao código do instrutor ou ao de um colega. Se isso for possível, compare os dois para entender o que você fez de errado.
Atenção com tutoriais feitos em versões antigas do Python: códigos feitos em Python2 frequentemente dão problemas nas versões de Python3.