A empresa Google está para lançar sua nova IA chamada Bard Advanced, uma versão bem mais poderosa do Bard atual. A novidade é esperada para o início de 2024. No entanto, a empresa ainda não revelou nenhuma data oficial de lançamento. Mas a nova IA é aguardada para breve.
O que é Bard Advanced, a nova IA da Google?
A nova IA da Google será uma versão muito mais poderosa de seu modelo de linguagem Gemini. No coração do Bard Advanced está o Gemini Ultra, modelo de ponta da Google. O Gemini Ultra é um modelo de linguagem grande (LLM) projetado para tarefas altamente complexas. Desde o final do ano passado, durante o lançamento do Gemini Pro e Nano, havia sido anunciado que um modelo muito maior, o Ultra, seria lançado esse ano. O Bard Advanced usará esse novo modelo.
A integração do Gemini Ultra ao Bard Advanced promete aos usuários uma experiência de IA mais sofisticada. O novo modelo contará com habilidades avançadas de matemática e raciocínio. Além disso, um recurso potencial do novo Bard é chamado de Motoko. Ao que parece, ele permitirá que os usuários criem seus próprios bots.
Nova IA deve ser paga
Ao contrário da versão gratuita tradicional do Bard, a nova versão Bard Advanced deverá ser paga por meio de uma assinatura do Google One. A opção por um modelo de negócios baseado em assinatura indica uma mudança na estratégia do Google. A empresa visa monetizar seus recursos avançados de IA. Note, porém, que o Google One oferece um período de teste de três meses sem pagamento.
Com essas notícias, fica evidente, portanto, que a Google está entrando estrategicamente no mercado de chatbots de IA premium. Sua nova IA deve competir diretamente com o ChatGPT Plus. Com isso, a competição entre Google e OpenAI se torna mais aparente à medida que as empresas passam explicitamente a disputar usuários pagantes para seus respectivos modelos.