Search
Close this search box.
Aplicativos web com Python: Comparando Django, Flask e Streamlit
Aplicativos web

Posts Relacionados:

A criação de aplicativos web com Python é uma forma excelente de compartilhar suas ideias com o mundo. Mas no vasto ecossistema de bibliotecas e frameworks Python, qual opção escolher para seus aplicativos? Neste post, faremos uma comparação entre 3 opções bastante populares: Django, Flask e Streamlit.

Receba nossa newsletter

Aplicativos web com Python

Suponha que você tenha um script Python maravilhoso cheio de IA e deseja compartilhá-lo com o mundo. A criação de aplicativos web com Python possui inúmeras vantagens para essa tarefa. O Python lida perfeitamente com a lógica de backend de aplicativos web e possibilita integrá-los facilmente com análise de dados e algoritmos de IA. Os aplicativos web do Python podem se adaptar a diversas condições de acesso e números de usuários. Além disso, a natureza de código aberto do Python se traduz em economias de custos significativas. Muitas bibliotecas e estruturas essenciais são gratuitas, eliminando a necessidade de licenças proprietárias caras.

Mas qual framework usar para desenvolver seu aplicativo web?

O ecossistema diverso de bibliotecas e frameworks Python conta com inúmeras opções para o desenvolvimento de aplicativos web. Neste post, faremos uma comparação sobre 3 opções bastante populadores: Django, Flask e Streamlit.

Django

django

Django é, sem dúvidas, o framework mais completo do Python para a criação de aplicativos web. Ele possui um conjunto extremamente abrangente de recursos.

O Django possui recursos de autenticação, bancos de dados, roteamento de URL, área de administração e muito mais. Isso faz dele a opção perfeita para projetos complexos com funcionalidades intrincadas, como plataformas de comércio eletrônico ou sistemas de gerenciamento de conteúdo.

Entre alguns pontos fortes do Django estão:

Projetos completos: provavelmente tudo que você precisa para criar um aplicativo web você encontrará no Django.

Escalabilidade: o Django foi construído para lidar com alto tráfego e operações complexas.

Segurança: o Django possui recursos de segurança robustos.

Mas essas vantagens têm um custo. O Django é mais dificil de aprender em comparação com outros frameworks como Flask. Seus projetos envolvem inúmeros arquivos e podem ser bastante intimidadores para iniciantes. O Django, por ter estrutura complexa pré-definida, é pouco flexível. Além disso, a estrutura abrangente de seus projetos pode ser prejudicial para projetos menores.

Flask

Flask é um microframework leve e rápido para a criação de aplicativos web. Ele prioriza agilidade e flexibilidade e é ideal para projetos menores, protótipos e APIs.

 Flask possibilita que você crie exatamente o que precisa, mas através do uso de dependências adicionais. Com isso, o Flask fornece aos desenvolvedores um controle maior sobre seus aplicativos, mas isso tem um custo. Você mesmo precisará implementar as funcionalidades que deseja, como autenticação ou gerenciamento de banco de dados.

Entre as principais vantagens do Flask estão sua rapidez e leveza, o que o torna perfeito para implantações rápidas ou com recursos limitados. O Flask tambem é altamente personalizável e fácil de aprender.

Porém, o Flask requer mais configuração manual para implementar recursos essenciais. Além disso, seu poder de escalabilidade é menor. O Flask também requer mais bibliotecas externas, já que muitas de suas funcionalidades precisam de bibliotecas adicionais.

Streamlit

O Streamlit não é uma estrutura típica de aplicativo web. Na verdade, ele tem uma proposta bem diferente do Django e Flask. Tanto o Django quanto o Flask são frameworks voltados para cuidar da lógica de backend. Consequentemente, ambos requerem arquivos HTML, CSS e JavaScript para o desenvolvimento de interfaces de usuários. O Streamlit é diferente. Ele já vem com tudo pronto.

Streamlit é uma estrutura de aplicativo de código aberto que permite criar aplicativos web a partir de scripts de Python puro (veja alguns exemplos aqui, aqui e aqui). Com um código mínimo, ele é capaz de criar um app completo com painéis interativos, visualizações e ferramentas de exploração de dados. Streamlit é perfeito para criar protótipos, compartilhar insights de dados e criar aplicativos web simples. Ele é super fácil de usar e não requer nenhuma experiência de desenvolvimento web. Consequentemente, ele é ideal para criações rápidas de protótipos e para o desenvolvimento de aplicativos pequenos.

Mas o Streamlit tem limitações importantes. Ele não é adequado para o desenvolvimento de aplicativos web complexos. Mesmo para aplicativos pequenos, o uso de Streamlit pode exigir medidas de segurança adicionais. Além disso, ele tem opções de personalização limitadas em comparação com outros frameworks.

Qual escolher?

Para projetos complexos, Django é o framework ideal, pois oferece a conveniência de uma solução completa. Para criações rápidas e personalizáveis, Flask é a opção mais adequada. Ele fornece um playground minimalista para personalização e é muito versátil. Para uma exploração super rápida ou para projetos pequenos que não precisam de muita personalização, o Streamlit é uma ótima escolha.

Imagem com IA Generativa – Dia 292

Imagem com IA Generativa - Dia 292

Arte com IA generativa: imagem do dia

Todos os dias, postamos um exemplo de imagem artística gerada com inteligência artificial.

Tutoriais

Postagens Mais Recentes

Outras Postagens Que Podem Interessar

Veja
Mais

Fique em contato

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades.

aprendiz artificial