Python é uma linguagem muito robusta e com amplo espectro de aplicações. Isso o tornou uma das principais opções para o desenvolvimento de projetos tecnológicos. Como é bem-sabido, o Python pode ser usado tanto na criação de apps simples quanto para projetos massivos. Um desses casos é o Spotify que foi nosso tema aqui. Outro caso de muito sucesso é o Facebook.
A plataforma de mídia social mais usada do mundo, Facebook, é um exemplo de aplicativo de sucesso construído com Python. Mas ele não é a única linguagem de programação usada pela plataforma. Python é a terceira linguagem de programação mais usada no Facebook, depois de PHP e C++.
Em essência, o Python auxilia o Facebook a automatizar tarefas, agilizar a comunicação entre diferentes partes do seu sistema e facilitar o processo de desenvolvimento. Isso permite a manutenção de uma infraestrutura robusta e escalável, o que é essencial para a enorme plataforma.
Facebook e Python
O Python está por trás de vários serviços do Facebook. A empresa inclusive contribuiu em alguns aspectos do Python 3.12. Entre as principais tarefas onde o Facebook emprega Python estão:
Gerenciamento de infraestrutura: os códigos Python automatizam tarefas como configuração de dispositivos de rede, gerenciamento de hardware e atividades operacionais. Isso libera os engenheiros da empresa para se concentrarem em outras áreas.
Pontes de comunicação: o Facebook usa Python para desenvolver bibliotecas de cliente e protocolos de comunicação. Essas pontes permitem que diferentes partes da sua infraestrutura conversem entre si eficientemente.
Integração de machine learning: o Facebook, como muitas empresas de tecnologia, investe pesado no uso e desenvolvimento de algoritmos de machine learning (ML). Bibliotecas populares de machine learning e IA do Python são utilizadas pela plataforma para integrar modelos de ML aos seus serviços. O Facebook também é um importante desenvolvedor de ferramentas de IA em Python. A biblioteca PyTorch é um desses exemplos. O PyTorch foi criado pelo Facebook e lançado como um projeto de código aberto em 2016. A plataforma também esteve por trás do projeto DeepFace que originou a biblioteca Python de mesmo nome usada nesse post.
Conclusão
Desde sua criação na década de 90, o Python progrediu até se tornar uma das linguagens de programação mais multiúso na era da tecnologia. Atualmente, ele é uma das linguagens preferidas por startups, desenvolvedores e empresas gigantes de tecnologia por várias razões vitais. Entre elas estão sua flexibilidade e robustez. Assim como na plataforma de streaming Spotify, no Facebook o Python garante o desempenho com o nível empresarial que os líderes globais de tecnologia precisam.