Search
Close this search box.
Apps fantásticos que usam Python: Facebook
Facebook e Python

Posts Relacionados:

Python é uma linguagem muito versátil e robusta. Como consequência, o Python pode ser usado tanto no desenvolvimento de apps simples quanto em projetos massivos. O tema desta postagem é sobre um desses projetos: o Facebook.

Receba nossa newsletter

Python é uma linguagem muito robusta e com amplo espectro de aplicações. Isso o tornou uma das principais opções para o desenvolvimento de projetos tecnológicos. Como é bem-sabido, o Python pode ser usado tanto na criação de apps simples quanto para projetos massivos. Um desses casos é o Spotify que foi nosso tema aqui. Outro caso de muito sucesso é o Facebook.

meta-logo-meta-by-facebook-icon-editorial-logo-for-social-media-free-vector

A plataforma de mídia social mais usada do mundo, Facebook, é um exemplo de aplicativo de sucesso construído com Python. Mas ele não é a única linguagem de programação usada pela plataforma. Python é a terceira linguagem de programação mais usada no Facebook, depois de PHP e C++.

Em essência, o Python auxilia o Facebook a automatizar tarefas, agilizar a comunicação entre diferentes partes do seu sistema e facilitar o processo de desenvolvimento. Isso permite a manutenção de uma infraestrutura robusta e escalável, o que é essencial para a enorme plataforma.

Facebook e Python

O Python está por trás de vários serviços do Facebook. A empresa inclusive contribuiu em alguns aspectos do Python 3.12. Entre as principais tarefas onde o Facebook emprega Python estão:

Gerenciamento de infraestrutura: os códigos Python automatizam tarefas como configuração de dispositivos de rede, gerenciamento de hardware e atividades operacionais. Isso libera os engenheiros da empresa para se concentrarem em outras áreas.

Pontes de comunicação: o Facebook usa Python para desenvolver bibliotecas de cliente e protocolos de comunicação. Essas pontes permitem que diferentes partes da sua infraestrutura conversem entre si eficientemente.

Integração de machine learning: o Facebook, como muitas empresas de tecnologia, investe pesado no uso e desenvolvimento de algoritmos de machine learning  (ML). Bibliotecas populares de machine learning e IA do Python são utilizadas pela plataforma para integrar modelos de ML aos seus serviços. O Facebook também é um importante desenvolvedor de ferramentas de IA em Python. A biblioteca PyTorch é um desses exemplos. O PyTorch foi criado pelo Facebook e lançado como um projeto de código aberto em 2016. A plataforma também esteve por trás do projeto DeepFace que originou a biblioteca Python de mesmo nome usada nesse post.

Conclusão

Desde sua criação na década de 90, o Python progrediu até se tornar uma das linguagens de programação mais multiúso na era da tecnologia. Atualmente, ele é uma das linguagens preferidas por startups, desenvolvedores e empresas gigantes de tecnologia por várias razões vitais. Entre elas estão sua flexibilidade e robustez. Assim como na plataforma de streaming Spotify, no Facebook o Python garante o desempenho com o nível empresarial que os líderes globais de tecnologia precisam.

Imagem com IA Generativa – Dia 274

IA generativa img 274

Arte com IA generativa: imagem do dia

Todos os dias, postamos um exemplo de imagem artística gerada com inteligência artificial.

Tutoriais

Postagens Mais Recentes

Outras Postagens Que Podem Interessar

Veja
Mais

Fique em contato

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades.

aprendiz artificial