Split em Python
A função split em Python é comumente usada para tarefas como analisar dados de arquivos delimitados (por exemplo, CSV), detalhar URLs ou caminhos de arquivo e processar dados de texto. Portanto, ela é uma ferramenta bastante versátil para manipulação de strings em Python.
Em termos de funcionalidade, a função split em Python é um método interno que divide uma string em uma lista de substrings com base em um delimitador (separador) especificado. Essencialmente, ele quebra a string original.
Para realizar a quebra de uma string, o método split possui uma string e um separador como argumentos. Sua sintaxe geral é:
string.split(separador, maxsplit)
Nessa sintaxe, tanto o separador quanto o maxsplit são argumentos opcionais. O método split procura o separador na string e a divide em cada uma de suas ocorrências. As substrings resultantes são armazenadas em uma lista.
O Separador
Em sua forma padrão, split() usa qualquer espaço em branco (espaços, guias, novas linhas) como separador para dividir as strings. Portanto, sempre que você usar o método split sem fornecer um separador, qualquer caractere de espaço em branco será usado como separador. Veja alguns exemplos:
frase = "Exemplo de frase para usar com split."
minha_lista = frase.split()
print(minha_lista)
# resultado: ['Exemplo', 'de', 'frase', 'para', 'usar', 'com', 'split.']
# exemplo 2
# split com separador especificado
frase = "O evento ocorreu no dia 01/01/2024"
minha_lista = frase.split("/")
print(minha_lista)
# resultado: ['O evento ocorreu no dia 01', '01', '2024']
Para usar um separador personalizado, basta indicá-lo como argumento no método split como mostrado no segundo exemplo acima.
Maxsplit
O argumento maxsplit é opcional. Ele permite controlar o número máximo de divisões a serem executadas na string original. Por padrão, split() realizará todas as divisões possíveis. Mas com maxsplit, você pode especificar o número de divisões que deseja. Para definir um número personalizado de divisões, basta indicar um número inteiro como argumento do método split:
# exemplo com maxsplit
frase = "O evento foi iniciado no dia 01/01/2024. Ele foi encerrado no dia 02/01/2024."
minha_lista = frase.split("/", 3) # maxsplit definido como 3
print(minha_lista)
# resultado: ['O evento foi iniciado no dia 01', '01', '2024. Ele foi encerrado no dia 02', '01/2024.']
Se maxsplit for fornecido, a função executará no máximo o número de divisões especificado por ele. O restante da string será deixado como o último elemento da lista. No exemplo acima, apenas a primeira data foi separada com split. O restante da string permaneceu inalterado.
Veja também:
Encontrou algum erro ou quer fazer uma sugestão? Por favor, entre em contato usando nosso formulário de contatos.