Search
Close this search box.
Aprenda Python: crie GIFs e se divirta

Posts Relacionados:

A criação de GIFs com Python é uma tarefa simples e divertida. Em poucas linhas de código, essa atividade é um bom exercício para quem quer aprender Python.

Receba nossa newsletter

Python é uma linguagem com múltiplas aplicações. Neste post, ilustraremos uma de suas aplicações que talvez poucos conheçam: a criação de GIFs. GIFs são um tipo de imagem compostas por múltiplas imagens com pequenas variações entre si.

GIFs podem animar páginas da web e redes sociais, turbinar apresentações de trabalhos, e até ilustrar o funcionamento de algoritmos em artigos. A criação de GIFs com Python requer poucas linhas de códigos e conta com o auxílio do pacote Pillow.

GIFs com Python na prática

Para começar, é preciso instalar a biblioteca Pillow. Quem tem Python distribuído pelo Anaconda, a biblioteca já está instalada. Para quem não tem, a instalação é feita com o comando abaixo:

				
					pip install Pillow

				
			

Criação de GIFs com Python: o código

A criação de GIFs com Python é simples. Nós vamos fazer uma função para esse processo. Essa função tem como argumento uma pasta com as imagens que iremos animar. Crie um arquivo Python e importe as ferramentas necessárias como mostrado abaixo. Além da biblioteca Pillow, utilizaremos o módulo os.

				
					import os
from PIL import Image

				
			

Na nossa função, o primeiro passo é criar uma lista das imagens (linha 2). Para esse tutorial, usaremos imagens chamadas 1.JPG, 2.JPG, etc. Depois, abrimos as imagens uma a uma com o método Image.open() e criamos uma lista chamada frames com as imagens abertas (linha 3). Em seguida, definimos o primeiro frame da nossa lista (linha 4).

Depois, usamos o Pillow para salvar as imagens com formato gif (linha 5). Nesse comando, também é preciso especificar alguns parâmetros. É importante especificar save_all como True para que todas as imagens sejam inseridas na GIF. O parâmetro append_images é usado para definir qual lista de imagens será usada na GIF. O parâmetro duration especifica a duração em milissegundos de cada frame. Por fim, definimos loop = 0 para indicar que a GIF deve executar seu loop infinitamente.

				
					
def make_gif(path_to_imgs):
    files = os.listdir(path_to_imgs)
    frames = [Image.open(os.path.join(path_to_imgs, fig)) for fig in files]
    frame_one = frames[0]
    frame_one.save("minha_gif.gif", save_all=True, append_images=frames, duration=150, loop=0)
				
			

Com a função terminada, é necessário chamá-la usando uma pasta com nossas imagens como argumento. No código abaixo, substitua o termo path_to_image pela localização da sua pasta com imagens. É preciso ter uma pasta com várias imagens com pequenas diferenças entre elas.

				
					
make_gif(path_to_imgs)
				
			

Para quem não tem imagens, as imagens que usamos podem ser baixadas no link abaixo.

Essa é a GIF que criamos.

Imagem com IA Generativa – Dia 102

IA generativa img102

Arte com IA generativa: imagem do dia

Todos os dias, postamos um exemplo de imagem artística gerada com inteligência artificial.

Tutoriais

Postagens Mais Recentes

Outras Postagens Que Podem Interessar

Veja
Mais

Fique em contato

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades.

aprendiz artificial