Como escolher a linguagem de programação certa?
Os tempos atuais não são compatíveis com uma formação estática. Ao contrário, eles enfatizam a natureza insubstituível da versatilidade. E isso se espalha fortemente para as áreas tecnológicas, incluindo computação e programação. Bons profissionais hoje devem ser versáteis em múltiplas linguagens de programação. Vivemos na era do aprendizado contínuo. Mas você sabe como escolher a linguagem de programação certa?
Se você é um programador iniciante, deve estar se perguntando como escolher uma linguagem de programação. Mas essa pergunta também ocorre para programadores experientes que precisam continuar se atualizando. Com tantas linguagens por aí, pode ser difícil decidir qual é a melhor. Neste post, abordaremos alguns fatores que podem te auxiliar nessa decisão.
Objetivos de Carreira
Considere o que você deseja criar. São aplicativos web, aplicativos móveis, softwares de desktop ou outra coisa? Diferentes linguagens são adequadas para diferentes tipos de projetos. A ciência de dados e inteligência artificial (IA), especialmente machine learning, se apoiam em Python e R. Java é muito popular para aplicativos corporativos, enquanto o Swift é a escolha ideal para o desenvolvimento do iOS e o JavaScript é a linguagem da web. Algumas linguagens são conhecidas por sua velocidade, como o C++, enquanto outras priorizam a facilidade de desenvolvimento, como o Python. Portanto, se informe sobre o campo profissional em que deseja atuar e quais linguagens são mais adequadas.
Viabilidade a Longo Prazo
Antes de aprender uma linguagem de programação, se informe sobre sua viabilidade a longo prazo. Opte por linguagens com poder de permanência. Linguagens bem estabelecidas como Java, C++ e Python têm menos probabilidade de se tornarem obsoletas. A popularidade de uma linguagem, seus domínios de atuação, versatilidade, comunidade e ecossistema de recursos são indicativos que podem te auxiliar nessa pesquisa.
Suas Habilidades e Estilo de Aprendizagem
Sempre que possível, aproveite sua experiência atual. Favoreça linguagens de programação que tenham características ou sejam bastante usadas em campos com os quais você tem familiaridade e afinidade. Desenvolver o que você já sabe e gosta torna o aprendizado de uma linguagem de programação mais rápido e gratificante. No entanto, não tenha medo de sair da sua zona de conforto se uma linguagem de alta demanda despertar seu interesse.
Considere também as curvas de aprendizagem. Elas indicam o quão difícil é aprender uma determinada linguagem. Algumas linguagens, como o Python e o JavaScript, são conhecidas por serem amigáveis para iniciantes. Se você é totalmente inexperiente em programação, este pode ser um bom ponto de partida. Mas se você gosta de desafios ou já tem experiência na área, uma linguagem mais difícil como C++ pode ser gratificante e trazer amplas possibilidades profissionais.
Demandas do Mercado e Oportunidades de Trabalho
Pesquise quais linguagens de programação estão em alta demanda pelos empregadores em sua área de atuação. Procure anúncios de emprego e veja quais linguagens são frequentemente mencionadas. Embora permanecer relevante para as tendências atuais seja importante, algumas linguagens estão preparadas para o crescimento futuro. Considere campos que parecem bem promissores como IA e pesquise sobre as linguagens que os fundamentam (por exemplo, Python para machine learning). E cuidado com o modismo passageiro. Às vezes nos deparamos com anúncios e matérias sensacionais sobre uma linguagem da moda. Antes de mergulhar de cabeça, pesquise se ela está sendo de fato adotada e é realmente promissora.