A OpenAI acaba de roubar algumas das mentes mais brilhantes da DeepMind
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1200,h_600/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2024/12/deepmind-logo-3016375425.jpg)
Em um movimento que causou ondas de choque na indústria de tecnologia, a OpenAI contratou três engenheiros de alto escalão da DeepMind.
As contratações são um desenvolvimento significativo no mundo da pesquisa em IA. À medida que observamos a OpenAI aumentar sua equipe e expandir suas capacidades, é essencial considerar as implicações de seu trabalho no cenário mais amplo da IA.
CEO da Nvidia quer fazer da IA a infraestrutura do novo mundo
![Nvidia logo](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_3840,h_2160/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2024/11/Nvidia-Emblema-3460055124.png)
Jensen Huang, cofundador e CEO da Nvidia, tem uma visão ousada para o futuro da IA e seu papel na formação do nosso mundo. Em uma entrevista recente, Huang discutiu seus planos para tornar a IA a nova infraestrutura mundial. E tudo rodando provavelmente com GPUs da Nvidia.
Um novo scanner de telefone detecta spyware e infecções por Pegasus
A empresa de segurança de dispositivos móveis iVerify oferece uma ferramenta desde maio que torna a varredura de spyware acessível a qualquer pessoa – e já está fazendo vítimas. Seu scanner de telefone consegue identificar até a presença da ferramenta de espionagem Pegasus 🕵️♂️.
Chips para a prevenção de ataques cibernéticos
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1200,h_627/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2024/12/Axiado-Corporation_Logo-3257139798.jpg)
A nova tecnologia de chip da Axiado está causando… A novidade promete revolucionar a segurança cibernética. Segundo a empresa, seu chip pode detectar e prevenir ataques cibernéticos, oferecendo uma abordagem proativa de segurança que pode se tornar um divisor de águas.
O enigma do ChatGPT e seu problema com o nome David Mayer
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1920,h_1920/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2024/07/chatgpt-logo-chat-gpt-icon-on-green-background-free-vector-2473004441.jpg)
Todos nós sabemos o quanto o ChatGPT está ultrapassando os limites do que pensávamos ser possível com a IA. Mas, às vezes, a maravilha falha de uma forma surpreendente. Esta semana, um novo desenvolvimento abalou o mundo da IA. Alguém conseguiu travar o chatbot ChatGPT simplesmente pedindo para ele escrever o nome David Mayer. 🤯
A notícia se espalhou rapidamente e os usuários se divertiram explorando o fenômeno no fim de semana. O popular chatbot se recusa a responder a perguntas se for questionado sobre David Mayer. Pedir que ele faça isso faz com que ele congele instantaneamente. Outros nomes também tem o mesmo efeito. Todos eles têm uma única característica em comum: são nomes bem populares.
A OpenAI não respondeu imediatamente às perguntas sobre o fenômeno. Mas uma possível razão é que todos os nomes que travam o ChatGPT são figuras públicas ou semipúblicas que podem preferir ter certas informações “esquecidas” pelos mecanismos de pesquisa ou modelos de IA.
Após a polêmica virar piada, a OpenAI arrumou o bug.
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_679,h_342/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2024/12/AA1v9cac.png)
ChatGPT odeia David Mayer!
Robôs alimentados por IA podem ser enganados para realizar atos de violência
O perigo de injeções de prompts em LLMs já é bem conhecido. Era esperado que ele iria se espalhar para outros sistemas baseados em IA, principalmente sistemas usando modelos multimodais. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conseguiram mostrar exatamente isso.
![aprendiz artificial](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_512,h_512/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2023/08/favicon_aprendiz_novo.png)
Eles conseguiram persuadir um carro autônomo simulado a ignorar os sinais de parada e até mesmo sair de uma ponte. Eles também conseguiram fazer com que um robô com rodas encontrasse o melhor lugar para detonar uma bomba e induziram um robô de quatro patas a espionar pessoas e entrar em áreas restritas. Os sistemas usados nestes experimentos tinham um LLM como parte de suas estruturas, o que permitiu aos pesquisadores converter textos em ações prejudiciais.
A batalha de IA China-EUA
Senadores alertam o Pentágono sobre o hacking em empresas de telecomunicações realizado pela China (segundo eles). Não se trata mais apenas de segurança cibernética. A briga é um confronto geopolítico com implicações globais. A batalha entre a China e os EUA no campo da tecnologia de IA está aumentando e as apostas estão subindo. Podemos esperar um aumento da concorrência em áreas como reconhecimento facial e armas autônomas, levantando preocupações sobre espionagem e guerra cibernética.
OpenAI faz parceria com a empresa de tecnologia de defesa Anduril
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_768,h_161/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2023/11/Logo-of-OpenAI-768x161-2746531892.jpg)
A OpenAI estabeleceu uma parceria com a empresa de tecnologia de defesa Anduril para aprimorar sua tecnologia anti drone.
Meta recorre à energia nuclear para suas ambições de IA
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1920,h_1920/https://www.aprendizartificial.com/wp-content/uploads/2024/03/meta-logo-meta-by-facebook-icon-editorial-logo-for-social-media-free-vector.jpg)
Em um movimento chocante, a Meta anunciou planos de usar energia nuclear para alimentar seus data centers. Esta decisão visa reduzir as emissões de carbono e aumentar a eficiência, mas levanta preocupações sobre o impacto ambiental do descarte de resíduos nucleares. À medida que a IA continua a crescer em importância, é essencial considerar as consequências mais amplas de nossas escolhas tecnológicas.