A aprendizagem de inteligência artificial
Iniciar o aprendizado numa área nova frequentemente é um processo estimulante, mas desafiador. O início do aprendizado em inteligência artificial não é diferente. No entanto, a área tem algumas particularidades.
Inteligência artificial é um campo em desenvolvimento acelerado. Por isso, iniciar uma carreira na área requer formação técnica e constante atualização. Em geral, a formação na área envolve noções boas de programação, cálculo, geometria analítica e técnicas de desenvolvimento de algoritmos. Além disso, o domínio da língua inglesa é importante. Mas os desafios compensam. Se você está pensando em iniciar na área ou já está percorrendo essa trajetória, nós preparamos algumas dicas para te auxiliar.
Dica Um: o começo pode ser difícil, mas isso é normal
O início numa área com vários requerimentos como programação e cálculo é difícil, mas isso é normal. A familiaridade com a manipulação e uso de algoritmos precisa de tempo para ser adquirida. Durante esse período, não é incomum que pessoas iniciantes na área se sintam perdidas. Isso faz parte da trajetória da maioria das pessoas.
Dica Dois: faça tutoriais, mas sem exageros
Se você resolveu iniciar na área, é bastante provável que uma das suas atividades preferidas seja fazer tutoriais. Isso é ótimo, mas lembre-se que, como profissional da área, você precisará adquirir autonomia. Use tutoriais como pontos de apoio para aprender técnicas específicas, mas saiba impor limites no tempo que você dedica a eles.
Dica Três: se concentre em tutoriais que abordam exemplos que você acha relevante
Existem milhões de tutoriais disponíveis e é impossível assistir a todos. Consequentemente, todos nós precisamos ter critérios de seleção para não arriscarmos tentar abraçar o mundo. Concentre sua atenção em tutoriais sobre temas pelos quais você tem mais interesse ou facilidade. Assim, você otimiza o seu tempo e garante a criação de uma base inicial mais sólida.
Dica Quatro: use os tutoriais como pontos de partida para criar pequenos projetos
Tutoriais são formas de aprendizagem, mas toda aprendizagem efetiva precisa propiciar a aquisição de autonomia. Por isso, use tutoriais como ponto de partida para criar pequenos projetos.
Dica Cinco: não se intimide com material em inglês
A área de inteligência artificial é dominada por países e pessoas de língua inglesa. Se você quer entrar a sério na área, o domínio do inglês é importante. Parte desse aprendizado envolve a exposição. Adquira o hábito de consultar livros e sites em inglês. Mesmo com o auxílio de tradutores como o Google translator, a exposição frequente a uma língua estrangeira é fundamental para que ela comece a ser compreendida. Além disso, sites como o duolingo oferecem ensino de inglês de graça para quem estiver interessado.
Dica Seis: busque ajuda em fóruns de dúvidas e discussões
Uma das coisas mais frustrantes no desenvolvimento de códigos de computadores é se deparar com uma mensagem de erro que não faz nenhum sentido para nós. Situações como essas são frequentes principalmente no início de nossa aprendizagem. Mas hoje existe uma abundância de fóruns online que podem ser utilizados para auxiliar a resolver esses problemas como Stack OverFlow, Quora e Reddit.
Dica Sete: busque ajuda no chatGPT e Bing
Além dos fóruns online, ferramentas como chatGPT e Bing são excelentes fontes de auxílio e de aprendizagem. Por exemplo, ambos podem ser usados para auxiliar na escrita de códigos de computador ou para explicar o que uma mensagem de erro no Python significa. A vantagem em relação aos fóruns online é que a resposta é imediata. Além disso, o chatGPT nunca vai achar sua pergunta estúpida. Mas não se esqueça: embora essas ferramentas sejam capazes de fazer muitas coisas, elas têm dificuldades com tarefas muito complexas. Por isso, use o auxílio delas para coisas simples ou para partes específicas de seus problemas.
Dica Oito: torne as mensagens de erro suas aliadas
Uma das coisas mais difíceis quando iniciamos a aprendizagem de uma linguagem de programação, o que faz parte do aprendizado de inteligência artificial, é aprender a entender as mensagens de erro. No início a maioria delas não faz sentido! Quando isso ocorre, desespero e frustração não ajudam. Adquira o hábito de ler as mensagens e tentar entender o que elas estão dizendo antes de buscar ajuda. Com o tempo e aprendizagem, você vai perceber que as mensagens de erro são, na verdade, nossas aliadas.
Dica Nove: crie estratégias objetivas para tranformar seus sonhos em realidade
Quando iniciamos o aprendizado numa área nova, nossa falta de conhecimento faz nossas fantasias criarem expectativas irreais. Mas, na medida em que nos familiarizamos com seus temas e possibilidades, é importante botar os pés no chão e criar estratégias claras e objetivas sobre o que desejamos. Isso significa saber o que queremos a curto, médio e longo prazo e como vamos alcançar cada um de nossos objetivos. Adquira o hábito de estabelecer objetivos claros com metas precisas e que você seja capaz de cumprir. Não crie metas fantasiosas para não se frustrar.
Dica Dez: quando tudo der errado, insista um pouco mais
Inteligência artificial é uma área avançada. Por isso, entrar nesse campo exige esforço, dedicação e capacidade de lidar com desafios. A recompensa desse esforço é trabalhar numa área dinâmica e estimulante. Mas a trajetória até a formação profissional pode ser bastante desafiadora. Não desista nos primeiros desafios. Saiba seguir seus sonhos e recalibrar suas estratégias diante das dificuldades.