IA generativa integrada ao YouTube Shorts
Os avanços acelerados da IA generativa tem promovido uma impressionante mudança na geração de conteúdos de textos, imagens, áudios e vídeos. Mas a área ainda tem muita capacidade para expansão. Um ponto que ainda tem muito para melhorar se refere a suas formas de acesso e uso. Maneiras realmente amigáveis de usar as tecnologias de IA generativa ainda não estão amplamente disponíveis. Mas isso deve mudar. A novidade deste post é sobre a ferramenta Dream Screen do Google.
Liberada no ano passado para a criação de backgrounds para YouTube Shorts, ela ganhará novas capacidades em breve. Ou seja, Dream Screen deverá ser integrada completamente ao YouTube Shorts. Com isso, ela poderá ser usada para a criação de vídeos com IA generativa.
Segundo o site da DeepMind, a nova tecnologia de geração de vídeos no YouTube Shorts ajudará milhões de pessoas a concretizar sua visão criativa com o uso de IA generativa.
Dream Screen e YouTube Shorts
Dream Screen não é exatamente uma IA generativa. A ferramenta é, na verdade, uma combinação de IAs. Atualmente, essa tecnologia já pode ser usada pelos criadores do YouTube Shorts para gerar planos de fundo interessantes para seus vídeos. No início do próximo ano, também será possível gerar vídeos independentes de 6 segundos. Para isso, Dream Screen integrará as ferramentas Veo e Imagen 3 para possibilitar a criação de vídeos com IA generativa. Imagen 3, como já mostramos, é a melhor ferramenta do Google para a geração de imagens. Ela foi usada nas imagens deste post. Veo é a ferramenta de IA generativa da empresa para vídeos.
Imagen 3, Veo e SynthID
A proposta para geração de vídeos com Dream Screen parece semelhante à criação de vídeos em plataformas de IA generativa como a Leonardo.ia. Ou seja, ela envolve um prompt de texto inicial. A partir dele, o Dream Screen usará o Imagen 3 para gerar quatro imagens diferentes. Os criadores poderão escolher uma imagem em seu estilo, composição ou estética preferida entre essas opções. Com a imagem selecionada, o Veo gerará um vídeo de 6 segundos de alta qualidade.
Tudo isso se tornará realidade combinado com a obsessão do Google para garantir a segurança. Ou seja, para identificar os conteúdos gerado por IA, as criações com Dream Screen terão marcas d’água usando SynthID. Além disso, o YouTube aplicará um rótulo para comunicar claramente aos espectadores sobre os conteúdos gerados com IA.