Search
Close this search box.
Grandes ideias criadas com Python: Spotify
spotify

Posts Relacionados:

Python é uma linguagem de programação versátil, poderosa e muito robusta. Neste post, exploraremos como o Python desempenha um papel crítico na funcionalidade, eficiência e experiência do usuário da plataforma de streaming Spotify.

Receba nossa newsletter

Spotify_Logo_CMYK_Green

Todos sabemos que o Python é uma excelente linguagem de programação. Versátil, confiável, fácil de usar e com um ecossistema de bibliotecas invejável, o Python tem múltiplas aplicações, incluindo várias de muito sucesso. No post de hoje, nosso foco é a plataforma de streaming Spotify.

Spotify

O Spotify foi fundado em 2006 em Estocolmo, Suécia, por Daniel Ek e Martin Lorentzon. Atualmente, o Spotify é a maior plataforma de streaming de música do mundo. Seus usuários têm acesso a um dos maiores acervos de música da história, além de podcasts e outros conteúdos de áudio.

O Spotify opera em um modelo freemium. O acesso gratuito vem com qualidade de som inferior, anúncios e requer uma conexão com a internet. Já os usuários da versão paga podem ouvir e baixar gravações de alta qualidade.

Presentemente, 551 milhões de pessoas usam a plataforma uma vez por mês. 220 milhões são assinantes. O acervo do Spotify conta com mais de 100 milhões de músicas.

Em termos financeiros, os números também são gigantes. O Spotify gerou uma receita de € 13,24 bilhões em 2023, um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior (fonte).

Como o Python é Usado na Plataforma

O Spotify depende muito do Python para várias tarefas, entre as principais estão:

Backend: as funcionalidades principais da plataforma são alimentadas por serviços de backend. Elas incluem gerenciamento de usuários, streaming de música e armazenamento de dados. Cerca de 80% desses serviços são construídos com Python. Entre as razões para a escolha do Python estão sua velocidade e ótima capacidade de lidar com grandes quantidades de dados.

Sistemas de recomendações: ciência de dados e inteligência artificial também fazem parte das tarefas que o Python desempenha no Spotify. A plataforma usa algoritmos desenvolvidos em Python para analisar hábitos e preferências de seus usuários para criar listas e sugestões personalizadas.

Automações: scripts Python são usados extensivamente para automatizar várias tarefas no Spotify. Isso inclui procedimentos de manutenção repetitivos, simplificação da distribuição de conteúdo e criação de estruturas de teste para garantir que tudo funcione sem problemas.

Conclusão

Não é à toa que há uma alta demanda por desenvolvedores Python qualificados. As maiores empresas de tecnologia usam Python para desenvolver aplicativos de nível empresarial, confiáveis e robustos. Neste post, nosso foco foi o Spotify, onde o Python desempenha um papel crítico na funcionalidade, eficiência e experiência do usuário.

Imagem com IA Generativa – Dia 102

IA generativa img102

Arte com IA generativa: imagem do dia

Todos os dias, postamos um exemplo de imagem artística gerada com inteligência artificial.

Tutoriais

Postagens Mais Recentes

Outras Postagens Que Podem Interessar

Veja
Mais

Fique em contato

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades.

aprendiz artificial