Todos sabemos que o Python é uma excelente linguagem de programação. Versátil, confiável, fácil de usar e com um ecossistema de bibliotecas invejável, o Python tem múltiplas aplicações, incluindo várias de muito sucesso. No post de hoje, nosso foco é a plataforma de streaming Spotify.
Spotify
O Spotify foi fundado em 2006 em Estocolmo, Suécia, por Daniel Ek e Martin Lorentzon. Atualmente, o Spotify é a maior plataforma de streaming de música do mundo. Seus usuários têm acesso a um dos maiores acervos de música da história, além de podcasts e outros conteúdos de áudio.
O Spotify opera em um modelo freemium. O acesso gratuito vem com qualidade de som inferior, anúncios e requer uma conexão com a internet. Já os usuários da versão paga podem ouvir e baixar gravações de alta qualidade.
Presentemente, 551 milhões de pessoas usam a plataforma uma vez por mês. 220 milhões são assinantes. O acervo do Spotify conta com mais de 100 milhões de músicas.
Em termos financeiros, os números também são gigantes. O Spotify gerou uma receita de € 13,24 bilhões em 2023, um aumento de 12,9% em relação ao ano anterior (fonte).
Como o Python é Usado na Plataforma
O Spotify depende muito do Python para várias tarefas, entre as principais estão:
Backend: as funcionalidades principais da plataforma são alimentadas por serviços de backend. Elas incluem gerenciamento de usuários, streaming de música e armazenamento de dados. Cerca de 80% desses serviços são construídos com Python. Entre as razões para a escolha do Python estão sua velocidade e ótima capacidade de lidar com grandes quantidades de dados.
Sistemas de recomendações: ciência de dados e inteligência artificial também fazem parte das tarefas que o Python desempenha no Spotify. A plataforma usa algoritmos desenvolvidos em Python para analisar hábitos e preferências de seus usuários para criar listas e sugestões personalizadas.
Automações: scripts Python são usados extensivamente para automatizar várias tarefas no Spotify. Isso inclui procedimentos de manutenção repetitivos, simplificação da distribuição de conteúdo e criação de estruturas de teste para garantir que tudo funcione sem problemas.
Conclusão
Não é à toa que há uma alta demanda por desenvolvedores Python qualificados. As maiores empresas de tecnologia usam Python para desenvolver aplicativos de nível empresarial, confiáveis e robustos. Neste post, nosso foco foi o Spotify, onde o Python desempenha um papel crítico na funcionalidade, eficiência e experiência do usuário.