O Python é uma linguagem de programação versátil, fácil de aprender, e importante em inteligência artificial e redes neurais. Por isso, ela é essencial para quem deseja entrar na área. Nesse post, nós vamos falar sobre sua instalação em sistemas operacionais Mac e Linux.
Computadores Mac e Linux já têm o Python instalado. Portanto, verifique a versão no seu sistema para ter certeza se uma nova instalação é necessária. Para ver a versão, num terminal digite python –version e clique Enter.
Se a sua versão é antiga (por exemplo, Python 2.xx), frequentemente, é necessário instalar uma versão mais atual. Para muitas situações, a criação de um ambiente virtual é uma boa opção.
Caso você queira fazer uma instalação nova, para computadores Mac uma das melhores opções é visitar o site oficial é baixar a versão mais atual. O botão para download é mostrado no alto da página e já detecta automaticamente seu sistema operacional.

Após baixar o arquivo, dê dois cliques para iniciar a instalação. O instalador vai te dar algumas opções de instalação, geralmente as opções padrões são as melhores escolhas. Após esse processo, verifique sua instalação digitando no terminal python –version. Se tudo estiver certo, a versão aparecerá impressa.
Python no Linux Ubuntu
O Ubuntu vem com Python 3.xx já instalado. Mas, se for necessário instalar uma versão mais atual, uma possibilidade é instalar diretamente o código-fonte. Primeiro instale as dependências necessárias.
sudo apt update
sudo apt install build-essential zlib1g-dev libncurses5-dev libgdbm-dev libnss3-dev libssl-dev libreadline-dev libffi-dev libsqlite3-dev wget libbz2-dev
Depois faça o download. Substitua o número da versão pela que deseja.
$VERSION=3.11.5
wget https://www.python.org/ftp/python/$VERSION/Python-$VERSION.tgz
Extraia o arquivo.
tar -xf Python-$VERSION.tgz
Vá até o diretório do binário e rode o comando configure para checar as dependências.
cd Python-$VERSION
./configure --enable-optimizations
Depois faça o build e, em seguida, a instalação.
make -j $(nproc)
Note que o comando altinstall é usado no lugar de install para manter a path default do Python (/usr/bin/python).
sudo make altinstall
Por fim, verifique sua instalação digitando no terminal python –version. Se tudo correu bem, a versão aparecerá impressa.