Manus: o primeiro agente geral de IA

China segue liderando a revolução em inteligência artificial (IA). Depois de DeepSeek, e várias outras novidades (aqui e aqui), agora o país resolveu inovar também com agentes de IA. Manus é o primeiro agente geral de IA do mundo. Desenvolvido pela Butterfly Effect, uma startup com sede em Wuhan, o Manus tem gerado um burburinho significativo desde seu lançamento na semana passada. A novidade já está até sendo chamada de novo DeepSeek pelos mais entusiasmados.
O que diferencia o Manus de outros chatbots de IA é sua capacidade de agir de forma autônoma em uma ampla gama de tarefas, usando vários modelos de IA e agentes operacionais independentes. Isso o torna diferente dos modelos tradicionais, como o DeepSeek, que dependem de uma única grande família de modelos de linguagem. Os desenvolvedores do Manus afirmam que ele é o primeiro agente geral de IA. Portanto, ele é capaz de lidar com tarefas complexas que exigem extensa pesquisa na internet aberta.
Uma interface amigável
Por enquanto, para testar a novidade, é preciso deixar seu nome numa lista de espera. Segundo quem já conseguiu testar o novo agente, uma das características de destaque do Manus é seu design limpo e minimalista, que o torna acessível a usuários com ou sem experiência em códigos. A interface do sistema é intuitiva, semelhante a chatbots populares como ChatGPT ou DeepSeek, mas com um toque único: a janela “Manus’s Computer” permite que os usuários observem o que o agente está fazendo e intervenham a qualquer momento.

Interface do agente geral Manus.
Mas o que é realmente impressionante sobre o Manus é a transparência e a colaboração que ele apresenta. Segundo relatos de quem testou a novidade, o agente faz perguntas ativamente ao longo do caminho e retém as principais instruções como “conhecimento” em sua memória para uso futuro, permitindo uma experiência agencial facilmente personalizável. Esse nível de transparência diferencia o Manus de outras ferramentas de IA e promete uma experiência mais colaborativa. O custo por tarefa é de cerca de US$ 2, o que é significativamente menor do que o custo do ChatGPT DeepResearch.
Um sinal do que está por vir?
Manus representa um marco significativo no desenvolvimento de agentes autônomos de IA, e está claro que as empresas chinesas de IA estão liderando o ataque. Ao inovar além dos modelos básicos, eles estão moldando a adoção dessas tecnologias de maneiras únicas. Conforme continuamos a explorar os recursos do agente geral Manus, é empolgante pensar no que isso pode significar para usuários individuais, pequenas equipes e desenvolvedores solo.