
Desde seu lançamento em 1991 por Guido van Rossum, o Python evoluiu de uma linguagem de código simples para uma linguagem de programação multiúso robusta. Por isso, os maiores players do cenário tecnológico, como Facebook, Spotify e Instagram, usam Python. Outro aplicativo construído com Python é a plataforma Netflix.
A Netflix é um serviço de streaming por assinatura que permite assistir a programas de TV e filmes em qualquer dispositivo conectado à internet. Ela tem uma enorme biblioteca de conteúdo e já se tornou um destino obrigatório para pessoas ao redor do mundo.
A plataforma nunca escondeu que usa Python. E muito. De acordo com desenvolvedores Python da empresa, a linguagem é usada no ciclo de vida completo de seus conteúdos. Ou seja, desde ferramentas de segurança até algoritmos de recomendação e redes de distribuição de conteúdo usam Python. Veja a seguir uma pequena lista das tarefas que o Python desempenha na plataforma.
Netflix e Python: machine learning e sistemas de recomendações
Como outras plataformas de streaming, a Netflix usa vários algoritmos de machine learning para entender o comportamento de seus usuários e fazer recomendações. O Python está profundamente incorporado nos sistemas de recomendação da Netflix. Bibliotecas tradicionais de computação numérica, machine learning e IA são rotineiramente usadas pelos engenheiros da plataforma. Eles são adeptos inclusive do Jupiter Notebook.
Análise de Dados sobre o Comportamento dos Usuários
Python é fundamental para entender como os usuários interagem com a plataforma. Os engenheiros da Netflix o usam para analisar grandes quantidades de dados e otimizar a entrega de conteúdos. Análises de dados também fazem parte de algoritmos que garantem a personalização das experiências dos usuários.
Bibliotecas como Pandas e Statsmodels são usadas para realizar testes A/B em novos recursos e algoritmos para auxiliar a empresa sobre melhorias necessárias.
Automação e Segurança
Códigos Python automatizam várias tarefas no pipeline de produção de conteúdo da plataforma. Essas tarefas incluem codificação de vídeo, controle de qualidade e gerenciamento de metadados.
O Python também é usado para automatizar tarefas de segurança. A empresa usa Python para tarefas como classificação de risco, correções automáticas e identificação de vulnerabilidades.
Backend
O Python alimenta muitos serviços de backend na infraestrutura da Netflix. Frameworks Python para aplicações web gerenciam conteúdos, contas de usuário e outras funções críticas.
O Python também é utilizado na plataforma para construir sistemas assíncronos que podem lidar com inúmeras solicitações simultâneas.
Conclusão
A Netflix é mais um gigante tecnológico que optou por usar Python em sua estrutura. As razões para essa escolha são muitas. A sintaxe clara do Python o torna ideal para o rápido desenvolvimento de projetos e facilita a colaboração em equipes grandes. Python possui um enorme ecossistema de bibliotecas, simplificando várias tarefas em ciência de dados, machine learning e IA. Além disso, os sistemas construídos em Python podem lidar com necessidades massivas de escala e processamento de dados.