A Microsoft recentemente anunciou a integração da linguagem de programação Python com o Excel. Na prática, essa integração significa que o ambiente familiar do Excel se tornou capaz de acessar códigos escritos em Python.
Com isso, o Excel acabou de ficar muito mais poderoso para ser usado em gerenciamento, visualização e análises de dados. Mas, além disso, o Excel também se tornou capaz de ser combinado com algoritmos de inteligência artificial, análises preditivas, métodos avançados de limpeza e tratamento de dados, entre outras inúmeras possibilidades. Isso significa que bibliotecas do Python como scikit-learn, pandas e statsmodels podem ser completamente integradas ao Excel agora.
Para essa integração com o Excel, a Microsoft está usando o Python distribuído através do Anaconda.
Os códigos de Python usados no Excel não rodam localmente, mas direto na cloud da Microsoft através do Microsoft 365. Os códigos são isolados dentro de contêineres criados com o Azure Container Instances. A empresa garante que esse procedimento é seguro e previne qualquer acesso não autorizado.
Para usar o Python no Excel, selecione uma célula, acesse a aba de Fórmulas e clique “Inserir Python”. Essa ação faz o Excel reconhecer que uma fórmula do Python será criada na célula especificada. Outra maneira de usar o Python é com a função =PY(). Utilize a barra de fórmulas para escrever e editar seu código de Python como você faz normalmente.