Search
Close this search box.
OpenCV: visão computacional com Python
visão computacional

Posts Relacionados:

OpenCV é uma das melhores bibliotecas Python para tarefas de visão computacional, um dos campos mais importantes da inteligência artificial.

Receba nossa newsletter

Visão Computacional com OpenCV

OpenCV_logo

Visão computacional é um campo da inteligência artificial (IA) dedicado a possibilitar que máquinas entendam o mundo visual. Ele envolve tarefas como detecção de objetos, classificação de imagens, reconhecimento facial e análise de vídeos. Existem várias bibliotecas Python apropriadas para tarefas de visão computacional. Entre elas, OpenCV (Open Source Computer Vision) é, sem dúvidas, uma das mais importantes. Já a usamos em posts anteriores várias vezes, mas sem a colocar como foco principal. Neste post, trataremos exclusivamente dela com um enfoque em suas muitas capacidades.

OpenCV e Python

OpenCV não é uma biblioteca exclusiva para Python. Ela suporta várias linguagens de programação, incluindo Python. Seu desenvolvimento se iniciou na Intel em 1999 e ela foi liberada pela primeira vez em 2000. Hoje, ela é extremamente popular e é frequentemente usada em projetos importantes e famosos de visão computacional. Portanto, se você tem interesse em IA e, particularmente, em visão computacional, é importante conhecê-la.

Em termos de aprendizagem, é importante saber que a versão da OpenCV para Python usa NumPy explicitamente em algumas de suas aplicações. Por isso, ter alguma familiaridade com arrays NumPy é recomendado para usar OpenCV.

Para usar a biblioteca, precisa instalá-la, o que deve ser feito preferencialmente em ambiente virtual:

				
					# para instalr com pip
pip install opencv-python

# para instalar com conda
conda install conda-forge::opencv
				
			

A biblioteca é importada em códigos Python como cv2:

				
					import cv2
				
			

Além da biblioteca, várias funcionalidades de visão computacional com OpenCV precisam de recursos adicionais, como modelos de redes neurais pré-treinados e o módulo para Deep Learning. Geralmente, esses recursos podem ser baixados gratuitamente do site oficial da biblioteca ou de repositórios do GitHub.

OpenCV e suas muitas capacidades

Quando se pensa em visão computacional, OpenCV é uma biblioteca que impressiona em termos de capacidade. Veja uma lista do que ela consegue realizar e pense brevemente em quantas aplicações você poderia fazer com cada uma de suas funcionalidades.

Processamento de Imagens

Manipulação de imagem: OpenCV possui uma ampla gama de funções para tarefas básicas de edição de imagens, como redimensionamento, rotação, corte e conversão de cores.

Redução de Ruído: técnicas para remover ruídos e artefatos indesejados das imagens, melhorando a qualidade da imagem.

Filtragem: aplicação de vários filtros (desfoque, nitidez, detecção de bordas) para aprimorar recursos específicos ou remover detalhes indesejados.

Detecção e Reconhecimento de Objetos

Identificação de objetos: OpenCV pode ser usada para detectar e classificar objetos em imagens ou vídeos.

Rastreamento de objetos (tracking): tracking se refere ao processo de seguir objetos em quadros (frames) consecutivos de um vídeo. Ele é muito utilizado para aplicações de monitoramento de tráfego de veículos.

Reconhecimento Facial

Detecção de rostos: localização de rostos humanos em imagens ou vídeos.

Reconhecimento facial: identificação de indivíduos com base em suas características faciais.

Detecção de pontos faciais (face landmark detection): identificação de características faciais específicas, como olhos e bocas, para análises ou manipulações posteriores.

Análise de Vídeo

Análise de movimento: detecção e rastreamento de objetos em movimento em fluxos de vídeos. Muito útil para sistemas de segurança e vigilância.

Fluxo óptico: estimativa do movimento aparente de padrões em uma sequência de vídeo, possibilitando aplicações como medição de velocidade de objetos ou estabilização de vídeo.

Outras Aplicações Variadas

Combinação de imagens: combinação de várias imagens com regiões sobrepostas para criar visualizações panorâmicas.

Realidade aumentada: sobreposição de objetos virtuais em cenas reais para experiências interativas.

Reconstrução 3D: extração de modelos 3D de imagens 2D ou configurações de câmera estéreo.

Breve Exemplo Prático

OpenCV é uma biblioteca que precisa ser apreciada com profundidade. Mas, sempre é possível fazer uma demonstração rápida em código. Portanto, mostraremos como é fácil abrir imagens com ela e mudar os canais de cores. Veja o código abaixo. Use a imagem que quiser.

				
					import cv2

img = 'sua_imagem_aqui.jpg' # o local da sua imagem no seu computador precisa ser definido aqui (use imagens jpeg, jpg ou png preferencialmente)

img_pb = cv2.imread(img,0) # cv2.imread() carrega a imagem

cv2.imshow('Image em preto e branco',img_pb) # cv2.imshow() mostra a imagem em uma janela
 
cv2.waitKey(0) # waitKey() determina uma tecla para fechar a janela aberta - a definida como a tecla 0 do teclado nesse exemplo

cv2.destroyAllWindows() # cv2.destroyAllWindows() destrói as janelas que foram criadas

cv2.imwrite('imagemPB.jpg',img_pb) # cv2.imwrite() salva a nova imagem
				
			

Nesse código, primeiro carregamos uma imagem com a funcao imread(). O zero — imread(img, 0) — usado com essa função, determina que a imagem será convertida para preto e branco. Se, ao invés de 0, fosse usado 1, ela seria carregada sem alterações. Após carregar a imagem, a função imshow() abre a imagem em uma nova janela. A função inwrite() salva a nova imagem em preto e branco. Super fácil, não é? Veja nossas imagens abaixo.

Imagem com IA Generativa – Dia 274

IA generativa img 274

Arte com IA generativa: imagem do dia

Todos os dias, postamos um exemplo de imagem artística gerada com inteligência artificial.

Tutoriais

Postagens Mais Recentes

Outras Postagens Que Podem Interessar

Veja
Mais

Fique em contato

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades.

aprendiz artificial