Algoritmos de inteligência artificial como redes neurais podem ser escritos em praticamente qualquer linguagem de programação. No entanto, algumas se destacam mais em popularidade e devem ser escolhas prioritárias para pessoas que desejam entrar na área. Sem dúvida, uma das linguagens mais importantes na área de inteligência artificial e redes neurais é o Python.
O que é Python?
Python é uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo, além de ser a linguagem de programação mais popular para o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial e redes neurais.
O Python foi criado por Guido van Rossum entre 1985-1990 e seu código está disponível com a licença GNU General Public License (GPL).
A popularidade do Python se deve a vários fatores. Do ponto de vista técnico, o Python é uma linguagem de programação de alto nível. Ele é um interpretador de propósito geral, interativo e orientado ao objeto. Além disso, o Python suporta múltiplos paradigmas de programação. Em conjunto com essas características, talvez um dos fatores mais importantes para sua popularidade seja sua filosofia de desenho enfatizada na escrita de códigos de fácil compreensão. Isso torna sua aprendizagem mais fácil mesmo para pessoas sem experiências prévias com outras linguagens.
O mercado para um programador de Python
Programadores de Python são profissionais com alta demanda e podem trabalhar em diversos setores. Entre os principais setores estão desenvolvimento de websites, desenvolvimento de softwares, criação e manutenção de aplicativos de inteligência artificial e aprendizagem de máquinas, mineração de dados, entre muitas outras possibilidades.
O salário para um programador de Python varia muito, mas costuma ser bom. Nos Estados Unidos, por exemplo, um programador de Python com 3 a 5 anos de experiência recebe por volta de cento e cinquenta mil dólares por ano. Empresas como NASA, PayPal, Facebook, Google, IBM e Intel usam Python e estão sempre a procura de novos programadores.
Por que aprender Python?
O Python é Open Source, isso significa que ele pode ser usado sem nenhum custo.
Além disso, o Python é uma linguagem simples e de aprendizagem fácil.
O Python é muito versátil e pode ser utilizado para muitas aplicações.
Adicionalmente, o Python conta com uma gama muito diversa e poderosa de bibliotecas que facilitam seu uso em algoritmos de inteligência artificial, redes neurais, aprendizagem de máquinas e múltiplos outros campos.
Profissionais com conhecimento de programação em Python tem demanda alta no mercado, o que significa bons salários.
Além disso, existem outras razões mais técnicas.
Os códigos de Python não precisam ser compilados, pois o Python é um interpretador.
O Python é interativo.
O Python é orientado ao objeto.
Por fim, é importante enfatizar que o Python é uma linguagem de programação apropriada para pessoas iniciantes.