O Python é famoso por possuir um ecossistema vasto de bibliotecas e versões. Essa diversidade é um de seus pontos mais fortes. Para lidar com tanta variedade, bons gerenciadores de pacotes e dependências são essenciais. Entre os mais conhecidos, o pip o conda se destacam. Mas o Python Poetry tem ganhado popularidade. Hora para fazer uma substituição?
Python e seus gerenciadores pip e conda
Quem usa Python conhece bem as ferramentas de gerenciamento de pacotes pip. Ela é leve e fácil de usar e ideal para iniciantes. Mas o pip tem limitações importantes. Ele não resolve conflitos de versões automaticamente. O pip não possui ambientes virtuais e não lida com eles automaticamente. Além disso, ele faz instalações de pacotes globalmente, exceto se os ambientes virtuais forem especificados manualmente. Consequentemente, o pip é um gerenciador mais apropriado para projetos simples.
O conda é um gerenciador de dependências mais robusto do que o pip. Ele consegue gerenciar ambientes inteiros com versões específicas do Python e de suas bibliotecas. Para minimizar as ocorrências de incompatibilidades, o conda oferece repositórios curados de pacotes conhecidos pela compatibilidade e estabilidade. Adicionalmente, ele lida com conflitos eficientemente e garante instalações com total reprodutibilidade entre sistemas. Consequentemente, o conda é ideal para desenvolvedores que trabalham constantemente com projetos complexos. Por causa disso, ele é muito usado por pessoas que trabalham com ciência de dados e computação científica.
O que é Python Poetry?
O Python Poetry é uma ferramenta de gerenciamento de dependência que combina recursos do gerenciador de pacotes e de ambientes. Para quem conhece o JavaScript, o Poetry é um forte candidato a ser o equivalente do Node.js para Python. Por isso, ele se tornou popular principalmente para aplicações de desenvolvimento web.
Sua estrutura enfatiza a reprodutibilidade e a organização de projetos. O Poetry funciona através da criação de ambientes virtuais internos que isolam e simplificam as dependências de cada projeto. Ele usa um arquivo chamado pyproject.toml para declarar os metadados e especificar todas as dependências de um projeto. O Python Poetry facilita o compartilhamento e a implantação de projetos. Evidentemente, isso o torna muito atraente para todos que desenvolvem aplicativos com o intuito de torná-los compartilháveis.