Search
Close this search box.
Resumo Diário: a nova definição oficial de IA de código aberto
código aberto

Posts Relacionados:

Muitas Big Techs liberam modelos de IA que elas mesmas classificam como de código aberto, mas será que eles são mesmo? Conheça a definição oficial publicada agora.

Receba nossa newsletter

IA em sua caixa de entrada: o futuro do e-mail

O Gmail anunciou novas ferramentas baseadas em IA para escrever e-mails na web. Mais especificamente, o Gemini foi integrado ao Gmail. A novidade promete tornar seu processo de escrita mais eficiente e eficaz.

Avanços do MIT pode transformar o treinamento de robôs

A robótica tem sido um tópico de interesse na pesquisa de IA, e este último desenvolvimento do MIT é um passo significativo à frente. O avanço envolve a criação de um novo tipo de rede neural que pode aprender a treinar robôs de forma mais eficiente e eficaz. Isso tem implicações de longo alcance para setores como manufatura e logística.

O novo método de treinamento de robôs reduz o tempo e o custo e melhora a adaptabilidade dos sistemas a novas tarefas e ambientes. A abordagem – chamada de Transformadores Pré-treinados Heterogêneos (HPT) – combina grandes quantidades de dados diversos de várias fontes em um sistema unificado. Na prática, ela cria efetivamente uma linguagem compartilhada que os modelos de IA generativa podem processar. Esse método marca um afastamento significativo do treinamento tradicional de robôs. Neles, os engenheiros coletam normalmente dados específicos para robôs individuais e tarefas em ambientes controlados.

Finalmente temos uma definição 'oficial' para IA de código aberto

software de código aberto

A Open Source Initiative (OSI) divulgou ontem sua definição oficial de inteligência artificial “aberta”. E a definição já prepara o terreno para um confronto com gigantes da tecnologia. Muitos dos modelos de Big Techs propagandeados como de código aberto não se encaixam nas regras.

A OSI há muito define o padrão da indústria para o que constitui software de código aberto. No entanto, como os sistemas de IA incluem elementos que não são cobertos por licenças convencionais, como dados de treinamento de modelos, não havia muita clareza nesse campo.

Segundo a OSI, para um sistema ser considerado de código aberto, ele deve fornecer liberdade irrestrita de uso, modificação e compartilhamento. Com base nesses critérios, para que um sistema de IA seja considerado verdadeiramente de código aberto, ele deve fornecer:

  • Acesso a detalhes sobre os dados usados para treinar a IA para que outras pessoas possam entendê-la e recriá-la.

  • O código completo usado para criar e executar a IA.

  • As configurações e pesos do treinamento.

Essa definição desafia diretamente a família de modelos Lhama da Meta, amplamente promovida como o maior modelo de IA de código aberto. O Llama está disponível publicamente para download e uso. No entanto, ele possuir restrições ao uso comercial (para aplicativos com mais de 700 milhões de usuários) e não fornece acesso aos dados de treinamento. Portanto, segundo as novas definições, o Llama fica aquém dos padrões da OSI de liberdade irrestrita de usar, modificar e compartilhar. A porta-voz da Meta já informou que a empresa discorda dessa definição.

Imagem com IA Generativa – Dia 274

IA generativa img 274

Arte com IA generativa: imagem do dia

Todos os dias, postamos um exemplo de imagem artística gerada com inteligência artificial.

Tutoriais

Postagens Mais Recentes

Outras Postagens Que Podem Interessar

Veja
Mais

Fique em contato

Se inscreva para receber nossa newsletter com novidades.

aprendiz artificial