Lançada nessa semana, Swarm é uma ferramenta experimental desenvolvida pela OpenAI (repo do GitHub). Seu objetivo é orquestrar sistemas de IA multiagentes. Mas esse objetivo não é uma particularidade da OpenAI.
O uso de ferramentas multiagentes é uma tendência crescente observada em várias empresas e aplicativos que usam Large Language Models (LLMs). E a razão para isso é simples: o uso de sistemas multiagentes abre inúmeras possibilidades de aplicações.
O que é uma estrutura multiagente?
Uma estrutura multiagente no contexto dos LLMs é um sistema que permite que vários agentes de IA trabalhem de forma colaborativa para resolver tarefas complexas. O melhor dessa configuração é que ela permite que os agentes de IA usem linguagem natural para trabalhar juntos de forma interativa. Ao contrário dos softwares comuns, esses agentes podem se comunicar entre si. Assim, eles podem colaborar em tarefas sem precisar da intervenção humana constante. Eles também podem usar ferramentas e bancos de dados para executar suas tarefas.
Geralmente, uma estrutura multiagente combina vários agentes especializados. Cada agente é projetado para se destacar em tarefas ou funções específicas dentro do sistema. Os agentes trabalham juntos e compartilham informações para solucionar desafios complexos. Para isso, as tarefas complexas são divididas em tarefas menores, que são atribuídas a agentes especializados apropriados.
Swarm: promessas, características e limitações
O Swarm pode ser usado para criar sistemas em que vários agentes especializados trabalham juntos. Esses agentes de IA podem entender e responder à linguagem natural, facilitando suas interações.
Em termos mais técnicos, Swarm é um SDK Node.js simples e leve para criar e gerenciar vários agentes de IA usando a API da OpenAI. A ferramenta é um framework inspirado no OpenAI Swarm (construído em Python), e agora disponível para a comunidade JavaScript/Node.js.
Swarm usa conjuntos de rotinas e transferências que auxiliam os agentes a trabalharem juntos sem problemas. Uma rotina é um conjunto de instruções a serem seguidas pelos agentes. Já as transferências são transições entre agentes com diferentes especialidades. Segundo a OpenAI, essa estrutura permite que os desenvolvedores criem processos complexos em que cada tarefa é tratada pelo agente mais adequado. Portanto, o Swarm é perfeito para criar aplicativos que precisam de diferentes habilidades especializadas que devem trabalhar em conjunto.
Swarm não é um produto oficial da OpenAI, mas uma ferramenta experimental (fonte).
A proposta da OpenAI é que a nova ferramenta possibilite a criação e gerenciamento de vários agentes de IA facilmente. Mas note: o Swarm não é um produto oficial da OpenAI e não se destina ao uso em produção. Ele é uma ferramenta experimental e tem limitações importantes. Sua estrutura não possui gerenciamento de memória integrado. Portanto, seu uso requer que os desenvolvedores implementem suas próprias soluções para tarefas complexas. Além disso, a implementação atual foi projetada para funcionar com a (cara) API da OpenAI.